segunda-feira, 26 de maio de 2008

DIDÁTICA

Didática

Educação é o processo evolutivo representado pela vontade do homem, conhecer, refutar, interagir em seu conceito próprio.


Podemos dizer que didática é a forma pedagógica de se educar.
Partindo da prática de Comênio, que fazia do ensino algo prazeroso, agradável, com isso o resultado seria mais rápido.

Quanto a Rousseau, concluímos que sua preocupação com a educação infantil se deu depois de abandonar seus cinco filhos em um orfanato. Rousseau diz que todo homem nasce bom e livre e só sua educação durante sua infância poderá afetar de alguma forma ou maneira para que o mesmo homem deixe de ser bom e livre quando adulto.

A preocupação maior com o ensino surgiu com o movimento da Escola Nova, que atualmente ainda está presente, pois ainda seguem conceito como os educadores citados a seguir:

· Herbart criou uma proposta de ensino em cinco passos: preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação. Assim o professor recorda o assunto da aula anterior, apresenta uma nova lição, associa esta lição para resolver as questões anteriores, em seguida mostra como as regras recém aprendidas podem servir para diversos casos e por fim coloca os alunos a resolverem os problemas semelhantes da aula dada.
Segundo Herbart para ensinar precisa primeiro aprender.




· Freinet e Dewey são os representantes da escola nova.

Para Freinet, o que orienta a prática educativa é a atividade (do aprendiz) e, nesse sentido, propunha a Pedagogia do Trabalho, para por em prática este método é preciso que os trabalhos propostos sejam de interesse do aluno fazendo assim esta interação. Ressaltava que o objetivo não é a utilização ortodoxa, mas a observação e reflexão do professor para as necessidades de sua sala e das realidades vivenviadas nesse espaço. Podemos citar algumas de suas propostas: a imprensa na escola, o jornal escolar, a biblioteca, aula-passeio, texto-livre, entre outros.
Todas as técnicas visam o contato da criança.

· Dewey estudou arte e filosofia e como alguns intelectuais de sua época era adepto do pragmatismo. Os seus pensamentos repercutiam significativamente no campo da didática com a proposta da escola-laboratório criada por ele mesmo, onde estabelecia o processo e aprendizagem através de cinco passos: atividade, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.

Nenhum comentário: