domingo, 25 de maio de 2008

Período Pré-Socrático e Tales de Mileto

O período pré-socrático ou cosmológico, do final do séc. VII ao final do séc. V a.C. foi o período em que os filósofos se ocupavam essencialmente para a descoberta da origem do mundo, esta explicação era substituindo as explicações mitológicas sendo assim considerando o período arcaico.
As perguntas eram sempre de onde era a origem de tal coisa? Pois nada vem do nada, a força material ou imaterial é a physis, como é possível o múltiplo a partir do uno, ou como o uno é possível diante da multiplicidade, por tanto tudo era uma explicação racional sobre a ordem do mundo.
Os filósofos que buscavam conceber a physis podemse divididos em quatro escolas:


Escola Jônica (Ásia Menor), cujos principais representantes são Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Éfeso.

Escola Pitagórica ou Itálica (Magna Grécia), cujos principais representantes são Pitágoras de Samos, Alcmeão de Crotona, Filolau de Crotona e Àrquitas de Tarento.

Escola Eleata (Magna Grécia), cujos principais representantes são Xenofanes de Colofão, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia e Melissos de Samos.

Escola Atomista (Trácia), cujos principais representantes são Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera. Além dos atomistas e, diferentemente das três primeiras escolas que concebiam a physis como unitária. Emédocles de Agrigeto e Anaxágoras de Clazómena tratavam a physis como pluralidade. Tem-se então uma escola, a Escola da Pluralidade, que inclui além dos atomistas Leucipo e Demócrito, Empédocles e Anaxágoras.


Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo porque afirmava ser a água a origem de tudo, a origem filosófica se resume em: é a água, de onde toda existência singular parte e onde retorna.
A filosofia de Tales para Aristóteles, segue que ele apenas chegou a este princípio porque considerava que tudo era úmido, o alimento, a terra está sobre a água, portanto tudo era vinculado às coisas que tem vida. Tales não dava explicação da origem da água, para ele tudo se origina da água, tudo é modificação da própria água, do que é eterno, ou seja, água não tem origem mas, subsiste sempre e origina tudo o mais.


OBS:
A afirmação de Tales se encaixa em possibilidades do conhecimento, à probabilidade é uma verdade, porém não uma certeza plena ou verdade absoluta chamada: PROBABILISMO.


Nenhum comentário: